Câmara de Dourados vai destinar lixo reciclável à Agecold
05/02/2015 10:33

Parceria vai possibilitar reciclagem de parte do lixo produzido diariamente nos setores administrativos e gabinetes do Legislativo

Uma parceria entre a Câmara de Vereadores de Dourados e a Agecold (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados) vai possibilitar a reciclagem de parte do lixo produzido diariamente nos setores administrativos e gabinetes do Legislativo.

A implantação do sistema de coleta de papel e demais materiais recicláveis produzidos na Casa foi definida na terça-feira, durante reunião dos membros da Mesa Diretora da Câmara de Dourados com a diretora de Economia Solidária, da Semafes (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Kallen Miranda Ferreira. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Idenor Machado (DEM) e dos vereadores Dirceu Longhi (PT), Cirilo Ramão (PTC) e Pedro Pepa (DEM), que ocupam os demais cargos da mesa-diretora da Casa.

Conforme Idenor Machado, com a implantação da parceria todos os materiais recicláveis produzidos pelo Legislativo será armazenado e destinado à Agecold, que fará o reaproveitamento dos papéis e materiais plásticos descartados na Câmara. O presidente da Câmara explicou que a partir da próxima semana os materiais serão coletados e depositados pelos funcionários do setor de limpeza. “Vamos recolher esses materiais utilizados diariamente nos departamentos e gabinetes da Casa e dar uma destinação ambientalmente correta aos mesmos”, destacou.

Já o vereador Dirceu Longhi destacou que a parceria com a Agecold tem o objetivo de contribuir com o meio ambiente e colaborar com a entidade, que há mais de 10 anos desenvolve um trabalho de destaque na coleta de materiais recicláveis em Dourados. Atualmente, Dourados coleta 1,3 tonelada de lixo reciclável em 14 bairros, entre 180 toneladas de lixo recolhido por dia, na cidade. Dados da Prefeitura mostram que o município gasta R$ 15,6 milhões por ano com a coleta comum, transporte e acondicionamento do lixo.

A coleta seletiva é feita pela empresa terceirizada (a mesma que faz a coleta de lixo residencial) e entrega a Agecold (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados), que faz seleção de todo o lixo reciclável, como plástico, papelão, metal, entre outros. Depois desse processo, todo material é encaminhado para a indústria onde é colocado novamente no mercado.

Membros da mesa-diretora da Câmara de Dourados durante reunião com a diretora de Economia Solidária Kallen Miranda Ferreira; Legislativo vai recolher materiais recicláveis para serem repassados à Agecold (Divulgação)