Câmara de Dourados recebe secretário de Governo para falar sobre pavimentação do município
24/04/2019 08:00

23/04/2019 10h52 - Por: Assessoria

Ainda durante a sessão, a tribuna também foi ocupada por consultor do CIEE e seis projetos para Dourados foram aprovados

A Câmara de Dourados recebeu, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22), o secretário municipal de Governo, Celso Schuch, que explanou sobre as ações de recapeamento e tapa-buracos no município. O consultor do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Edilson Farias Santana, também usou a tribuna livre, para falar sobre a Semana do Jovem Trabalhador.

O secretário apontou que os vereadores da Casa de Leis têm enviado, consecutivamente, vários requerimentos solicitando informações sobre a malha viária douradense. Em resposta, Schuch apontou que, em cada região, há três equipes trabalhando no serviço de tapa-buracos, porém ainda não são suficientes, por conta da qualidade do asfalto e falta de recursos.

"Nossa malha asfáltica tem 40 anos. É muito fácil encontrarmos em algumas ruas, a pavimentação deteriorada, sendo que se passarmos um cabo vassoura, ela esfarela. Nossa administração aloca uma verba, bem maior do que é determinado por lei, para saúde e educação, não sobrando dinheiro para realizar o tapa-buracos", comentou o secretário. "Temos buraco para tapar, mas sequer temos material necessário", mencionou.

Ele ainda salientou que a qualidade do asfalto existente em Dourados é um "legado" deixado pelas administrações anteriores, sendo necessária repavimentar todo o município. "A malha precisa ser renovada na sua integralidade. Precisamos dar tranquilidade aos próximos vereadores, para não ficar todo dia cobrando o tapa-buracos. Precisamos dar tranquilidade aos prefeitos, para que não precisem deslocar dinheiro da saúde e educação, para realizar os serviços", complementou.

Uma alternativa levantada pelo secretário é de que se vendam imóveis do município, para viabilizar recursos para o recapeamento de Dourados. "É importante que saibamos se há, de fato, viabilidade operacional e financeira neste projeto, que se faça antes de qualquer coisa, o levantamento do preço médio do recapeamento, do tapa-buracos, para saber se é possível para ser efetivado com este recurso. Reitero que é necessário, após analise preliminar, da quantidade, da possibilidade de preço a ser arrecadado, também a análise do procedimento jurídico que isso expenderia", comentou o presidente da Casa de Leis, Alan Guedes (DEM).

Jovem TrabalhadorO consultor do CIEE, Edilson Santana, também usou a tribuna para falar sobre a Semana do Jovem Trabalhador. A entidade atua na inserção de jovens no mercado de trabalho há 55 anos, tendo, aproximadamente, 350 jovens trabalhando na região da Grande Dourados.

"Com o desemprego crescendo a cada dia mais, o CIEE tem trabalhado na inserção do jovem. Dos 13 milhões de desempregados no Brasil, cerca de seis milhões são jovens, que possuem dificuldade de serem contratados por empresas, porque não possuem experiência", comentou o consultor.

"O CIEE tem um trabalho fundamental, muito importante, que é fazer o elo do jovem com o mercado de trabalho que, de outra forma, poderia não conseguir ingressar. Nós rec ebemos vocês também para celebrar o Dia do Jovem Trabalhador, comemorado no dia 24 deste mês. Parabéns pelo trabalho, de atuar sobre a vulnerabilidade social e esperamos que, em breve, a Câmara possa fazer parte deste grupo que recebe estagiários e aprendizes", completou o presidente.

ProjetosForam aprovados seis projetos, durante a sessão ordinária de ontem. O Projeto de Lei nº 050/2019, de autoria da vereadora Lia Nogueira (PR), que dispõe sobre a criação e inclusão no Calendário Oficial do município da "Semana de Conscientização do Descarte adequado do lixo perfuro-cortante", foi aprovado por unanimidade.

De autoria do vereador Maurício Lemes (PSB), os projetos de Lei nº 028 e 029/2019, que denominam como "Rua Antonio Tiburtino de Lima" e "Rua Francisco de Araujo Souza" as ruas Projetada RG 05 e RG 06, respectivamente, foram aprovados.

Em 2ª discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 044/2019, de autoria de Juarez de Oliveira (MDB), que declara de utilidade pública municipal o Rotary Club de Dourados – Água Boa, com sede nesta cidade.

O Projeto de Lei nº 039/2019, de autoria do vereador Mauricio Lemes, que cria o dia e institui a semana municipal de Proteção, Bem Estar e Adoção dos Animais em Dourados, foi aprovado em 1ª discussão e votação.

Do vereador Bebeto (PR), foi aprovado o Projeto de Lei nº 054/2019, que declara de utilidade pública municipal o Instituto SEMEAR (Entidade Associativa Assistencial), com sede no distrito de Vila Vargas. Em única votação e discussão, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 005/2019, de autoria dos vereadores Marinisa Mizoguchi (PSB) e Elias Ishy (PT), que concede Título de Cidadã Douradense a Nair Tosico Kamimura Ono.

O secretário de Governo, Celso Schuch, explanou sobre a pavimentação de Dourados (Foto: Thiago Morais)