Câmara de Dourados promove, dia 12, debate sobre Política Municipal do Meio Ambiente
Evento faz parte do Junho Verde, mês de conscientização ambiental
Vereador Elias Ishy (PT), propositor da audiência pública
Foto: Francielle Grott/CMD
06/06/2024 11:06

Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, a Câmara Municipal de Dourados realizará uma audiência pública abordando como tema a ‘Política Municipal do Meio Ambiente – Avanços, retrocessos e desafios’. A agenda, proposta pelo vereador Elias Ishy (PT), ocorrerá às 18h30 e contará com a participação de especialistas, entidades e anônimos ligados à causa ambiental.

Com a participação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdam), dois palestrantes compartilharão suas visões e experiências sobre o tema ambiental. Paulino Barroso Medina Junior, doutor em Engenharia Ambiental, biólogo e ex-coordenador do curso de Gestão Ambiental (UFGD), e Mário Cezar Tompes, doutor em Geografia e ex-Secretário de Planejamento e Meio Ambiente.

Desde 2002, a Lei Verde tem sido o principal instrumento da legislação ambiental de Dourados, com o objetivo de promover a preservação, defesa, melhoria, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais. A legislação abrange diversas áreas, incluindo resíduos sólidos, educação ambiental, saneamento, arborização, controle social e financiamento das ações ambientais.

Ao longo dos anos, a Lei Verde facilitou avanços como a elaboração do Plano Diretor, do Plano de Saneamento e Resíduos Sólidos e do Plano Diretor de Arborização. Esses planos orientam o desenvolvimento sustentável do município e garantem a qualidade de vida dos habitantes.

Após mais de duas décadas de vigência, é momento de refletir sobre os avanços e desafios enfrentados na implementação da legislação. O debate proposto visa avaliar o que já foi conquistado e identificar retrocessos e dificuldades encontradas ao longo do tempo. A intenção é levantar propostas concretas para a atualização e a efetiva implementação da legislação ambiental municipal.

A população está convidada a participar e contribuir para um futuro mais sustentável para Dourados. Esta é uma oportunidade de se engajar nas questões ambientais que impactam diretamente a vida de todos os douradenses.

 

Texto/Fonte: Assessoria