Câmara de Dourados prestigia exposição sobre nanotecnologia da UFGD
28/03/2019 09:36

28/03/2019 09h35 - Por: Assessoria

Casa de Leis é parceira da Mostra que acontece até o dia 30, no Shopping de Dourados

O presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM), prestigiou, na tarde de ontem (27), a abertura da exposição de Arte Científica ‘Nanoarte’, realizada no Shopping Avenida Center. O evento, que integra o projeto de extensão ‘Exposição Científica e Artística’, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), é gratuito e acontece até sábado (30), das 13h às 21h. A Casa de Leis é parceira institucional da Mostra.

Conforme o organizador, professor da UFGD, Luiz Fernando Gorup, o objetivo da exposição é tornar mais acessível o universo da nanotecnologia, a dimensão nano das substâncias e despertar cada vez mais o desejo dos jovens a se tornarem cientistas e de mergulhar nesta área ainda pouco explorada. Assim, com a ajuda de imagens artísticas, conseguir despertar a curiosidade dos alunos ao mundo manométrico. O professor da UFGD, Thiago Sequinel, também é um dos organizadores da exposição.

A Câmara de Dourados firmou parceria institucional com a exposição, pois, segundo o presidente Alan Guedes, a exposição tem o importante aspecto de difundir a cultura da tecnologia no município, o que é admirável, já que a cidade se consagrou como importante polo universitário.

"Nosso intuito é auxiliar na divulgação desta exposição, para que, cada vez mais, as pessoas estejam engajadas nas relações entre arte, ciência e tecnologia, beneficiando Dourados com a área da pesquisa", comentou o parlamentar.

A exposição foi criada por pesquisadores do CDMF na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a coordenação do professor Elson Longo. As imagens da exposição são de materiais cerâmicos, metais e polímeros que foram sintetizados no laboratório pelos alunos de graduação e pós-graduação do CDMF. A Nanoarte já esteve em diversas cidades do Brasil e do mundo, como São Carlos (SP), Franca (SP), Natal (RN), Tatuí (SP), Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha), Romênia e Tel Aviv (Israel). As imagens já receberam mais de oito prêmios internacionais pela qualidade artísticas do trabalho. Nanoarte

A Nanoarte é uma expressão artística recente, surgida com a nanotecnologia, integrando ciência e arte. As imagens nanométricas captadas dos materiais pesquisados são ampliadas e colorizadas em computador com os propósitos revelar a beleza das formas de um universo invisível a olho nu e de popularizar e estimular a curiosidade científica. "A missão dos pesquisadores é realizar a difusão do conhecimento, enxergando na Nanoarte uma forma de divulgar a ciência de forma lúdica", comentou o professor Luiz Fernando Gorup.

Alan Guedes durante visita à exposição (Foto: Thiago Morais)

Thiago Sequinel, Alan Guedes e Luiz Fernando Gorup (Foto: Thiago Morais)