Câmara de Dourados inaugura Sala Rosa, de proteção às mulheres
Espaço acolhe vítimas de violências e discriminações; casos serão encaminhados aos órgãos competentes
Mesa diretora inaugura Sala Rosa junto às vereadoras presidente e vice-presidente do espaço
Foto: Francielle Grott/CMD
18/10/2023 10:55

As cidadãs douradenses que sofrem violências e discriminações de gênero agora contam com apoio gratuito da Sala Rosa, um local para atendimentos a mulheres por meio da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Dourados. Inaugurada hoje (18), fica dentro da Câmara (Avenida Marcelino Pires, 3.600) e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para acolher casos, examiná-los e encaminhá-los aos órgãos competentes.

Nas palavras da presidente da Sala Rosa, vereadora Liandra da Saúde (PTB), “hoje é um dia muito especial para todos nós da Câmara e para a população douradense”. A Procuradoria da Mulher da Câmara foi criada, por meio da Resolução 164/21, para zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Legislativo. Tem vários objetivos, tais como: fiscalizar e acompanhar a execução de programas municipais de promoção da igualdade de gênero; implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias; cooperar com instituições que implementem políticas para as mulheres; promover pesquisas, seminários, palestras e estudos.

Outubro Rosa
Também hoje, no plenário, houve uma roda de conversa às servidoras do Legislativo Municipal, intitulada “Outubro Rosa: Cuidar é Prevenir”. “Minha responsabilidade como vereadora, cidadã e mulher é assegurar que todas as mulheres tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. Precisamos, cada vez mais, disseminar informações sobre a prevenção e o autocuidado”, afirma Liandra. Ela esteve acompanhada de membros da mesa diretora e da vereadora Tania Cristina (PP), vice-presidente da Sala Rosa.

No evento alusivo à campanha internacional de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento dos cânceres de mama e de colo do útero, as palestrantes convidadas foram: Ana Teresa Gusmão de Lucia, médica ginecologista e mastologista; Claudia Janayna Carollo, enfermeira municipal e mestra em Ensino em Saúde; e Andreia Moraes Bonito Silva, psicóloga coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

Liandra da Saúde, Andreia Bonito Silva, Ana Teresa de Lucia e Claudia Carollo (Foto: Francielle Grott/CMD)

Carollo aponta que 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, como controle de peso corporal, prática regular de atividades físicas e alimentação balanceada. Em contrapartida, os principais fatores de risco são pré-disposição genética, uso de álcool e tabaco, sedentarismo e alimentação inadequada.
“O autoexame pode ser feito em casa, durante o banho, diariamente. A mulher vai observar desde a axila até a mama; podem aparecer nódulo, caroço, dor, secreção, alteração, deformidade, enrugamento e descamação, indícios que precisam ser investigados”, alerta a enfermeira. O ideal, segundo a profissional, é que a doença seja descoberta antes do aparecimento de sintomas, para que a chance de cura chegue a ou ultrapasse os 95%.

Piedra dos Santos Roza, assistente social da Casa de Leis douradense, que organizou a roda de conversa do Outubro Rosa de hoje e que prestará atendimentos na Sala Rosa, informa que nesta semana as servidoras públicas da Câmara passarão, de graça, por mamografias e exames preventivos de colo de útero (papanicolau) no Hospital de Amor de Dourados.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o de mama é o câncer mais prevalente em mulheres, com estimativa de fechar 2023 com 73.610 novos diagnósticos (risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil cidadãs). O acompanhamento médico é fundamental ao longo da vida, até porque o autoexame não substitui a consulta nem os exames médicos.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD