Câmara de Dourados entrega Título de Cidadão Douradense ao cantor Renato Teixeira
03/04/2019 12:54

03/04/2019 12h53 - Por: Assessoria

Honraria foi proposta pelo vereador Madson Valente

Morando em Dourados há dois anos, o cantor e compositor Renato Teixeira recebeu homenagem durante sessão solene realizada nesta terça-feira, 02. Sob proposição do vereador Madson Valente (DEM), a Câmara Municipal de Dourados entregou ao músico o Título de Cidadão Douradense.

Teixeira é considerado um ícone da música caipira e sertaneja de raiz, tendo a música ‘Romaria’ como sua maior referência. O cantor conta que veio para Dourados há alguns anos por questões de coração e nada além disso, porém, com o tempo, foi se encantando com a cidade.

"Fui descobrindo uma cidade muito bem desenhada, composta. Para um viajante, Dourados causa impacto muito forte, principalmente pelas árvores, quando os ipês jogam suas flores no chão, a cidade fica completamente dourada. Tenho maior orgulho por participar um pouco da vida da cidade, como cidadão comum, tenho feito música aqui, composto. Os lugares onde você acampa, onde você chega, tem sua casa, é um lugar de escolha, mas às vezes o lugar escolhe a gente", mencionou o homenageado durante discurso.

Renato Teixeira reconheceu que o município faz parte do seu projeto de vida e até compôs uma música em homenagem à cidade dourada, ressaltando a beleza do sol, a riqueza do cerrado, a sombra das figueiras, o tereré e ipês amarelos. "A partir de agora sou um cidadão douradense com muito orgulho e muita honra. Vou fazer de todo possível para dignificar este presente. Tenho compromisso com a ética e bom comportamento da minha carreira, e saio daqui mais comprometido ainda com a música brasileira. Um reconhecimento como esse é uma delícia. Agradeço a todos os vereadores, em especial ao vereador Madson Valente que prestou essa homenagem tão gostosa e tão compensadora", ressaltou.

O propositor da honraria, Madson Valente, destacou que Dourados possui muitos recursos poéticos. "Na cabeça do poeta, as riquezas naturais viram canção e são as canções que nos motivam. Este país tem uma gratidão extrema ao Renato Teixeira, que, junto a outros compositores, recupera a música caipira, que é nossa origem e retrata o meio rural. Penso que a poesia precisa estar presente no nosso dia a dia para harmonizar a relação entre os homens. Hoje temos a oportunidade de homenagear este grande poeta que faz tudo com alma e coração", enfatizou.

Emocionado, o presidente da Casa de Leis, vereador Alan Guedes (DEM), fez recordações sobre a música ‘Romaria’ que o acompanhou durante sua infância e que, até hoje, é aclamada pelo "fervor poético" e aproveitou para agradecer o compositor. "Essa música embalou o coração de muitas gerações. Ela foi escrita antes de eu nascer e faz parte da minha trajetória de vida pelo que ela representa na minha família", declarou.

Estiveram presentes os vereadores Elias Ishy (PT), Sergio Nogueira (PSDB), Cido Medeiros (DEM), Lia Nogueira (PR), Júnior Rodrigues (PR), Toninho Cruz (PSB), Juarez de Oliveira (MDB), além de diversas autoridades como o delegado regional de Polícia Civil de Dourados, Lupércio Degerone Lúcio, e o diretor-presidente da Agetran, Carlos Fábio Selhorst dos Santos.

Renato Teixeira recebe homenagem de vereadores na Casa de Leis douradense (Foto: Thiago Morais)