Câmara de Dourados adia entrega do Prêmio Marta Guarani
Jaqueline Gonçalves Porto ou Kunã Aranduhá será a homenageada deste ano
Foto: Arquivo Pessoal
16/03/2020 12:04

A Câmara de Dourados informa que, devido as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a propagação do Coronavírus (COVID-19), a entrega do Prêmio Marta Guarani, que aconteceria hoje (16), foi adiada.

De acordo com o presidente da Casa de Leis, Alan Guedes (DEM), medidas serão tomadas para evitar a proliferação do vírus no município, por isso a Mesa Diretora e os vereadores decidiram por suspender, por período indeterminado, a entrega da homenagem a bacharel em Ciências Sociais e mestranda em Antropologia, Jaqueline Gonçalves Porto.

Prêmio

O prêmio Marta Guarani, instituído pelo Decreto Legislativo nº 397, de 1º de outubro de 2003, é uma homenagem à líder indígena que era referência na luta pelos direitos do seu povo. Uma história de vida, de luta e de coragem. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul.

Jaqueline, a homenageada deste ano, compõe a Organização de Mulheres Indígenas Kunãngue Aty Guasu - Grande Assembleia das Mulheres Guarani e Kaiowá e, recentemente, ocupou lugar importante no Gasc (Grupo Assessor da Sociedade Civil) ONU Mulheres. Durante nove anos trabalhou com jovens Guarani e Kaiowá na Reserva Indígena de Dourados.