Câmara de Dourados abre ano legislativo na segunda-feira
Sessões presenciais retomam na segunda-feira (1º), com protocolos de biossegurança contra o Novo Coronavírus
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
29/01/2021 11:11

Após quase 11 meses com sessões plenárias acontecendo de forma remota por causa da pandemia da Covid-19, a Câmara Municipal de Dourados retoma os trabalhos presenciais na próxima segunda-feira (1º), às 18h, com a realização de sessão solene de abertura dos trabalhos e da primeira sessão ordinária na legislatura 2021/2024.

O prefeito Alan Guedes (PP) deve participar da sessão solene e apresentar a mensagem do poder Executivo para 2021. Também haverá uma benção ecumênica, que será proferida pelo pastor da Igreja Comunidade Batista da Paz Marcos Camargo e pelo padre Marcos Silva, pároco da Santa Terezinha. Logo após a sessão solene, a Câmara de Dourados vai realizar a primeira sessão ordinária do ano.

O presidente da Câmara Laudir Munaretto (MDB) destaca que o poder Legislativo está adotando todas as medidas de biossegurança necessárias para a retomada do trabalho presencial dos vereadores e servidores da Casa. Respeitando a capacidade máxima de lotação, apenas 80 pessoas poderão estar participar presencialmente das sessões. Será feito o controle de entrada e saída de pessoas nos dois acessos ao prédio da Câmara Municipal (pela avenida Marcelino Pires e rua Gaspar Alencastro).

Durante as sessões, os vereadores receberão álcool em gel e uma espuma para ser colocada no microfone. A tribuna será higienizada após cada fala. A Câmara também realizou adequações físicas prédio do Legislativo, como a instalação de rampas de acessibilidade e corrimões. “A primeira sessão, assim como as demais, seguirão os protocolos de biossegurança. Haverá barreira sanitária na entrada, com aplicação de álcool em gel e aferição de temperatura por parte da equipe de segurança e cerimonial. Também será respeitada a capacidade máxima de lotação de 30%”, explicou a chefe do cerimonial da Câmara, Tatiani Lazzarini Marçal.

O atendimento ao público também será retomado na segunda-feira (1º). Por momento, o acesso está limitado a duas pessoas por gabinete e setor administrativo. Pelo protocolo adotado pela Casa, o distanciamento social de dois metros entre cada indivíduo deverá ser respeitado em caso de filas.