Câmara concede Título de Cidadão Douradense ao comandante da 4ª Brigada, General Eduardo
General Eduardo Tavares Martins demonstrou gratidão pela cidade e satisfação em ter servido no estado
Foto: Assessoria
18/08/2020 17:36

Após um ano no comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, o general de brigada Eduardo Tavares Martins recebeu da Câmara de Dourados o Título de Cidadão Douradense, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados ao município. O Decreto Legislativo nº 1.209, de 03 de agosto de 2020 foi proposto pela Mesa Diretora.

O comandante assumiu o cargo em Dourados no dia 23 de setembro de 2019 e agora, se despede por motivo de sua designação para a função de Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Leste, na guarnição do Rio de Janeiro/RJ. Quem assume a Brigada Guaicurus é o General de Brigada Adilson Akira Torigoe.

General Eduardo é nascido no Rio de Janeiro e já esteve à frente de diversas operações do Exército Brasileiro, como subchefe de Inteligência da MINUSTAH, Haiti, comandante do 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado, chefe de Estado-Maior da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada Escola, delegado do Exército na representação brasileira na Junta Interamericana de Defesa em Washington, Estados Unidos da América, entre outros, e ainda, recebeu diversas condecorações, como a Ordem do Mérito Militar de Ouro.

Ao receber a homenagem, o general de brigada Eduardo Tavares Martins agradeceu o acolhimento do “povo hospitaleiro” e destacou que “Dourados é uma cidade muito próspera e uma referência para o estado do Mato Grosso do Sul”. “Me sinto muito honrado e lisonjeado com esta homenagem, podem ter certeza que eu vou guardá-la em um local de muito destaque. Receber o título de cidadão douradense é motivo de muito orgulho”, disse.

Em sua fala, o comandante afirmou que tem muita gratidão pela cidade e uma satisfação em ter servido no estado. “Durante o meu período de comando na Brigada nós tivemos vários trabalhos em comum com a Câmara. Primeiro nas tratativas de áreas de interesse mútuo da administração pública municipal com o Exército Brasileiro, tivemos a criação do Dia Municipal do Reservista proposto pelo vereador Sergio Nogueira, e ainda, um trabalho muito próximo nas medidas preventivas no combate ao coronavírus”, mencionou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alan Guedes (Progressistas), destacou que o general honrou a tradição de que, “aqueles que lideram a Brigada fazem o caminhar da cidade no mesmo compasso”.  O parlamentar lembrou que, em um momento difícil, o comandante liderou o processo e uniu pessoas para contribuir com a discussão das melhores medidas no combate aos efeitos do coronavírus.

“Isso mostra o valor da liderança do general e do Exército Brasileiro. A Câmara Municipal oferta uma singela homenagem, mas que, para nós, é motivo de muita honra. Quando a Casa passou um momento difícil com casos de Covid-19, o general Eduardo prontamente designou uma equipe para fazer a desinfecção do prédio, o que contribuiu sobremaneira, minimizando nossas despesas, pois o dinheiro que está na Casa é do cidadão douradense, tudo aquilo que é economizado volta para o caixa da prefeitura para que possa suprir outras necessidades dos douradenses”, ressaltou.

O vereador Sergio Nogueira (PSDB), 1º secretário do Poder Legislativo, também participou da entrega da homenagem e enfatizou que, “no período em que o general Eduardo esteve em Dourados fez valer o lema do Exército Brasileiro ‘Braço Forte, Mão Amiga’, apoiando as ações de enfrentamento à Covid-19 e sempre solícito às demais necessidades do município. Ao despedirmos do general Eduardo, damos as boas vindas do general Adilson Akira Torigoe, comandante nomeado para a Brigada Guaicurus”.

A entrega da honraria foi realizada durante o almoço de despedida do General Eduardo com a presença do novo Comandante da 4ª Brigada General Akira, da prefeita Délia Razuk (PTB), da patroa do CTG Querência do Sul Rosane Elizete Pederiva, representantes da Universidade Federal da Grande Dourados, além de militares e representanes da sociedade civil organizada.

Confira a entrevista com o general de brigada Eduardo Tavares Martins:

" target="_blank">

Texto/Fonte: Assessoria

Informativo da Câmara

Cadastre seu e-mail para receber novidades da Câmara Municipal de Dourados.