Câmara aprova projeto de Cirilo que incentiva o uso da bicicleta
13/08/2015 08:06

Proposta do vereador visa a mobilidade urbana sustentável, priorizando os meios de transporte não motorizados e promovendo melhoria do meio ambiente, trânsito e saúde

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Dourados aprovou, em segunda votação, na sessão desta segunda-feira (10) o projeto de lei que institui a Política Municipal de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao uso da bicicleta. O projeto de autoria do vereador Cirilo Ramão (PTC) segue agora para ser sancionado pelo prefeito Murilo Zauith (PSB).

Conforme o vice-presidente da Câmara de Dourados, a proposta visa incentivar o uso da bicicleta como forma de mobilidade urbana sustentável em Dourados, visando priorizar os meios de transporte não motorizados e promover a melhoria do meio ambiente, trânsito e saúde.

Cirilo enfatiza que por se tratar de cidade de terreno plano, Dourados oferece condições para que os moradores utilizem a bicicleta como meio de transporte. Com o projeto de lei, o objetivo do vereador do PTC é de que o poder público crie uma política voltada para o uso da bicicleta, ordenando o trânsito local, bem como incentivando o uso da bicicleta através da implantação de ciclovias e faixas exclusivas para pedestres.

De acordo com o projeto de lei, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) será responsável pela promoção de ações e projetos em favor de ciclistas, a fim de melhorar as condições para seu deslocamento e segurança, valorizando a integração da bicicleta ao sistema de transporte público existente e a promoção de campanhas educativas voltadas para o uso da bicicleta.

Entre as propostas previstas no projeto de lei está à criação de estacionamento apropriado através de bicicletários na área central de Dourados, implantação de vias coletoras necessárias para ordenar o estacionamento das bicicletas no município, além da promoção de campanhas publicitárias de educação e conscientização, dando ênfase à aplicação de normas de uso da bicicleta.

“Entendemos que o projeto de lei aprovado pelos colegas vereadores encampa a boa causa do estímulo ao uso da bicicleta, que é o veículo mais adequado e democrático para se garantir melhores cidades, mais limpas, silenciosas e uma população mais saudável”, destacou o vereador.

Vereador Cirilo Ramão é o autor do projeto de lei que institui a Política Municipal de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao uso da bicicleta (Divulgação)