Câmara abre ano legislativo com sessão solene e eleição da mesa diretora
Abertura de ano legislativo será aberta ao público, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção contra a Covid-19
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
04/02/2022 11:40

A Câmara Municipal de Dourados dá início oficialmente ao trabalho legislativo de 2022 na próxima segunda-feira (7). As atividades da Casa de Leis da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul começam com uma Sessão Solene de Abertura, marcada para às 13h30 e que terá uma fala em tribuna do prefeito, Alan Guedes (PP).

Em seguida, acontece a primeira Sessão Ordinária deste ano, onde entre as pautas previstas está a eleição para renovação da mesa diretora para o biênio 2023 / 2024.

O presidente da Casa, vereador Laudir Munaretto (MDB), destacou que para este ano um dos maiores desafios, ainda em meio a um cenário de pandemia que requer cuidados, será fiscalizar e cobrar um andamento melhor dos serviços prestados à população douradense.

“Acho que o principal desafio é fazer com que todos os serviços do nosso município, aqueles que são prestados à população, comecem a ter um andamento melhor. O ano de 2021 foi bastante difícil e de adaptação. Agora vamos trabalhar para que em 2022 seja possível atender aos anseios da população douradense, que possamos fazer com que esse mandato que nos foi dado realmente venha a surtir os resultados que a população espera. Estamos preparados para todos os desafios que serão colocados a partir dessa primeira Sessão Ordinária”.

Laudir ressaltou ainda as mudanças estruturais em andamento na Casa. Para este ano, a implantação de um sistema informatizado mais moderno pretende trazer mais agilidade ao desenvolvimento das atividades. Além disso, há a previsão de que ainda neste mês de fevereiro o edital para o concurso de contratação de servidores efetivos seja publicado.

“Tivemos um 2021 bastante produtivo. A mesa diretora se preocupou em fazer um concurso público, tivemos avanços no sentido da organização da nossa Casa legislativa, o processo legislativo vai ser diferente, mais dinâmico. Estamos informatizando toda nossa estrutura e isso é bastante importante. E, claro, seguimos focados no nosso trabalho que é fiscalizar, buscar melhorias e o atendimento da população por parte do Executivo, estar presente nas bases, conversando com as pessoas, buscando alternativas para melhorar a vida delas, que é o papel fundamental de um vereador”.

Biossegurança à Covid-19

As atividades na sede da Câmara Municipal seguem dentro de todos os protocolos municipais de biossegurança à Covid-19.

Vice-presidente da Casa, o vereador Cemar Arnal (Solidariedade) apontou a importância da participação da população nos processos e atividades da Câmara. Cemar reforçou que a grande maioria das decisões que impactam na vida das pessoas passa pelo plenário, sendo portanto fundamental a participação dos douradenses.

“É fundamental a população participar no seu direito e dever de fiscalizar e apontar reivindicações. Vamos manter toda a biossegurança necessária [à Covid-19], para que as pessoas possam vir e ter segurança dentro desse cenário da pandemia. Essa é uma preocupação da mesa diretora”.

O vereador reforçou ainda que para este ano legislativo o objetivo da Casa é encaminhar principalmente demandas de grande porte.

“Esse é um ano importante, a começar pelo concurso da Casa que é uma reforma necessária. Os douradenses esperam de cada vereador empenho. Ano passado cada um correspondeu a isso com projetos de lei, indicações e não vai ser diferente esse ano. Com certeza as coisas vão caminhar com maior amplitude e vamos continuar fiscalizando e também ouvindo as demandas da população, como é nosso dever”.

Serviço

O retorno oficial na segunda-feira será aberto ao público, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção individual. A Câmara de Dourados fica localizada na Avenida Marcelino Pires, nº 3495, no bairro Jardim Caramuru.

Texto/Fonte: Assessoria CMD