Bueiros impedem livre circulação de pessoas com deficiência, denuncia Márcio Pudim
Vereador pede que Prefeitura de Dourados tome providências para atender necessidades das pessoas com mobilidade reduzida
Vereador Márcio Pudim cobra providências da Prefeitura em relação a rampas junto a bueiros
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
16/08/2022 12:10

Durante a 26ª sessão ordinária da Câmara de Dourados, nesta segunda-feira (15), o vereador Márcio Pudim (PSDB) expôs um antigo problema, a questão das rampas de acesso construídas junto às galerias de águas pluviais. Citou como exemplo, entre outros, o caso da rampa de acesso localizada na Avenida Marcelino Pires esquina com a Rua João Cândido Câmara, área central da cidade.

“Este problema, que se prorroga no tempo, existe e precisa ser enfrentado e solucionado, inclusive é um desafio para os gestores públicos garantir o cumprimento das legislações que trata do tema, de forma que promova a acessibilidade das pessoas com deficiência (PcD) ou com mobilidade reduzida”, pontuou o vereador.

Marcio Pudim apontou que o questionamento não é fato novo para a comunidade douradense, uma vez que “várias pessoas já denunciaram esse inconveniente, chamado até mesmo bizarro. Todavia, constate-se que o problema persiste e pouco ou quase nada tem sido feito pelos gestores públicos, que até o presente momento não encontraram resolução definitiva, repetindo a nova administração erros antigos”.

O vereador do PSDB reforçou a necessidade de o assunto ser exposto a público, uma tentativa de encontrar solução. “É preciso trazer à tona essa demanda e cobrança popular e, consequentemente, a necessidade de solucionar o problema constatado, remetendo requerimento ao chefe do Executivo Municipal, questionar sobre quais são as medidas tomadas a respeito da fiscalização e correção desta adversidade, inclusive, sugerindo a colocação de uma tampa em parte dos bueiros, ou seja, no percurso onde passam as rodas das cadeiras de rodas, por exemplo, para facilitar a livre circulação e acesso pelos cadeirantes à rampa, calçada ou via”, assinalou.

“Estamos cumprindo nosso papel de agente fiscalizador, representantes do povo, e esperamos que agora que o prefeito Alan Guedes tenha essa percepção, tenha sensibilidade com essa situação vivenciada pelas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, reconhecendo essa problemática e determinando o início dos serviços para correção definitiva desta demanda, que há muito conhecida pela população douradense”, concluiu o vereador Márcio Pudim.

*Matéria atualizada em 16/08/2022 às 13:22 para correção de informação