Braz Melo garante melhorias para Hospital Missão Caiuá
Braz Melo durante reunião
18/05/2020 08:00

O vereador Braz Melo (MDB), durante reunião com a secretária municipal de Saúde, Berenice Machado, representantes do Hospital Missão Caiuá, do Comitê de Gerenciamento de Crise e da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde), garantiu a aquisição de uma ambulância para as aldeias indígenas de Dourados.

Na oportunidade, eles discutiram sobre a utilização do Hospital e Maternidade Porta da Esperança, da Missão Caiuá, para a saúde pública de Dourados, como o arrendamento de leitos, a utilização da lavanderua, bem como a readequação da rotatória da Perimetral Norte, que liga a Missão Caiuá e o asfaltamento.

O vereador destacou que o hospital é o único do Brasil destinado a comunidade indígena, podendo atender a população de 18 mil indígenas e seu entorno, além de poder ser utilizado como retaguarda para hospitais localizados no centro do município.

E como a rede Samu não tem autorização para prestar socorro na reserva indígena, ficou acordado na reunião que o Hospital da Missão Caiuá, por meio de recursos do Governo do Estado, irá implantar uma unidade móvel socorrista, com a prerrogativa dos órgãos responsáveis, para que possam realizar os serviços e direcionar os pacientes ao hospital da missão.

De acordo com o vereador, a secretária de Saúde ainda se comprometeu em buscar, junto com o Governo do Estado, a contratualização de 20 leitos de retaguarda, os quais poderão ser utilizados, quando necessário, também por pacientes não indígenas.

“O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Murilo Zauith, afirmou que o difícil acesso ao hospital também será brevemente solucionado, considerando a interligação da Perimetral Norte e a reserva indígena, assim como o asfaltamento já estão em fase de licitação”, comentou Braz.

Eles ainda finalizaram a reunião com uma proposta de criação de um plano de ação a ser realizado pela secretaria de Saúde de Dourados.