Bebeto quer saber quais os valores repassados a Saúde de Dourados
28/03/2019 07:51

28/03/2019 07h50 - Por: Assessoria

Durante a sessão ordinária de segunda-feira (25), na Câmara Municipal, o vereador Bebeto (PR) usou a tribuna para apresentar dois requerimentos, sendo um ao Governo do Estado e outro ao Governo Federal, solicitando informações relacionadas aos recursos destinados à área da Saúde do município de Dourados.

Ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o vereador pede respostas quanto aos valores dos recursos repassados pelo Estado ao município de Dourados no período entre janeiro de 2018 a fevereiro de 2019 e se este valor corresponde ao percentual de 12% da arrecadação, em conformidade com o Pacto Federativo. Também solicita qual o valor repassado ao município mensalmente.

Já em outro requerimento endereçado ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o vereador pede respostas relacionadas aos valores repassados pelo Governo Federal no mesmo período, entre janeiro a março, e o atual valor da verba mensal proveniente da União destinada ao município. "É necessário estudar e discutir os dados que serão apresentados, tendo em vista o atual Pacto Federativo que obriga municípios investirem 15% de sua receita e Estados 12%, mas, que, até o momento tem sido insuficiente pra atender todos os objetivos propostos em sua criação", afirmou.

ConviteBebeto também reforçou o convite da prefeita Délia Razuk (PR) aos deputados estaduais que representam o Mato Grosso do Sul, para participarem amanhã (29), de uma reunião na Prefeitura, com o objetivo de buscar soluções para os problemas enfrentados na Saúde pública e buscar soluções visando melhorar o serviço prestado a população dos 33 municípios da região e que são atendidos em Dourados.

O vereador afirmou que em 2018 o município investiu próximo de 25% da receita em Saúde, porém, mesmo assim não foi suficiente pra tamanha demanda, em especial com a média e alta complexidade. "Essa reunião em Dourados com as forças políticas do nosso Estado busca uma solução coletiva e determinante, para que se torne exemplo pra todo o Mato Grosso do Sul, e quem sabe para outros estados", disse. "O atual Pacto Federativo é importante, o aumento dos repasses financeiros constitucionais e aportes extras também é importantíssimo, mas, a iniciativa de cada ente federado na busca incessante de melhorar seu papel local na gestão de saúde sempre será imprescindível", completou.

Bebeto reforça convite para reunião entre a prefeita Délia e deputados estaduais (Foto: Thiago Morais)