Bebeto quer mais recursos para o setor de horfifruti e piscicultura da região
24/03/2015 08:06

Vereador sugere a inclusão do pescado na alimentação escolar alunos da Rede Municipal de Ensino

Com o objetivo de viabilizar mais recursos financeiros e apoio aos pequenos e médios produtores no setor de hortifruti e piscicultura, o vereador Bebeto (PDT) encaminhou indicação ao governo do Estado e administração municipal, sugerindo parceria entre o Estado e município visando facilitar os investimentos necessários para a produção de peixes e hortifrutigranjeiros na região da Grande Dourados.

Na área da piscicultura, o vereador sugere a inclusão do pescado na alimentação escolar alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino), apoio ao piscicultor na implantação de novos tanques na produção e comercialização de peixes através do Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). “Segundo dados fornecidos pela Agraer, apesar da riqueza de rios e mananciais de água, no Mato Grosso do Sul importamos em torno de 70% de peixes”, alertou Bebeto.

Já com relação à produção de hortifruti, o vereador ressalta a necessidade de mais investimentos no intuito de incentivar a produção no município de Dourados, incluindo as aldeias indígenas. “Conforme relato de lideranças o índio proprietário de terras muitas vezes fica impossibilitado de produzir em grande escala justamente por falta de apoio do Estado, como incentivos na aquisição de máquinas agrícolas e outros”, justificou.

Bebeto ressalta ainda o potencial produtivo do Mato Grosso do Sul, sendo que o Estado possui características favoráveis ao desenvolvimento de hortifrutigranjeiros, porém, conforme dados obtidos pela Ceasa, importamos aproximadamente 85% dos produtos. Já Com relação às folhosas, a produção no MS é quase igual ao consumo.

Na próxima segunda-feira, dia 30, por iniciativa do vereador Bebeto, está prevista uma reunião entre os vereadores e coordenador regional da Agraer Flávio de Oliveira Ferreira, para explanar entre outros, a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros pelos permissionários do Ceasa/MS.

Vereador Bebeto solicitou reunião com o representante da Agraer, para a próxima segunda-feira  (Foto: Thiago Morais)