Bebeto ouve líderes do Movimento Sem-teto
22/03/2017 08:05

O vereador Bebeto (PR) se reuniu na manhã de ontem (21) com líderes do Movimento Sem-teto, para esclarecer dúvidas relacionadas à situação habitacional e programas de moradias populares no município de Dourados. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Agehab (Agência de Habitação) e estavam presentes o secretário municipal de Habitação, Sergio Henrique Martins e vereadores Junior Rodrigues (PR), Ramin (PDT) e Carlito do Gás (PEN).

Durante a reunião, a líder do movimento sem-teto Léia da Silva, explanou as principais revindicações do grupo, entre eles, a adequação na lei municipal que possibilita a doação de áreas, por meio do programa ‘Lotes Urbanizados’, a exemplo de outras cidades, como Três Lagoas, Glória de Dourados, Nova Andradina e Campo Grande. Segundo ela, em Dourados aproximadamente 400 famílias esperam por moradias em diversas áreas ocupadas. O vereador Bebeto, que também preside a Comissão de Habitação e Patrimônio Público, da Câmara Municipal de Dourados, ressaltou a intenção da prefeita Délia Razuk (PR) em contemplar as famílias que mais precisam de moradias, principalmente aquelas que estão há anos na fila de espera. Também se comprometeu em apresentar as revindicações à administração municipal, juntamente com os demais membros da Comissão de Habitação do Legislativo. "Recentemente fomos procurados pelos líderes do movimento sem-teto, onde após reunião na Câmara levamos ao conhecimento da atual administração as dúvidas com relação aos programas habitacionais existentes no município", esclareceu o vereador.

Já o secretário de Habitação Sergio Henrique, explicou que o programa de loteamento social citado pela líder do movimento não permite doações de lotes. No entanto, enfatizou o propósito dos programas sociais já em andamento no município, atendendo diversos requisitos previstos em lei, entre eles, projetos de pavimentação asfáltica, iluminação pública e saneamento básico. Segundo o secretário, o objetivo principal da Agehab é atender as famílias que aguardam há anos por moradia e evitar que novas áreas sejam ocupadas. "Para isso vamos diminuir a fila de espera por ordem de inscrição, ou seja, os mais antigos serão contemplados, porém, aqueles que fizerem ocupação indevida irão para o fim da fila", afirmou.

A líder do movimento se comprometeu em apresentar nos próximos dias um levantamento aos vereadores de todas as áreas ocupadas, para posteriormente serem apresentadas à administração municipal. A Comissão de Habitação da Câmara Municipal é formada pelos vereadores Bebeto (presidente), Cirilo Ramão (vice-presidente) e vereadores Olavo Sul, Ramin e Pedro Pepa (membros).