Audiência vai apontar rumos para a efetivação da política de arborização urbana
04/10/2017 07:11

04/10/2017 07h10 - Por: Assessoria

A arborização está inserida no contexto dos municípios e, além da preservação e valorização do meio ambiente, também é um elemento do caráter das cidades perante a sociedade. Atualmente, no entanto, existem vários obstáculos na recuperação, na expansão e na proteção da vegetação.

Para debater o assunto e apontar rumos para a efetivação de uma política nesta área, o vereador Elias Ishy (PT) propôs uma Audiência Pública para debater o Plano Municipal de Arborização Urbana de Dourados. Como parte do processo de desenvolvimento, esse Plano deve ser idealizado e executado levando em conta vários aspectos, como sociais, ambientais e urbanos.

Ishy acredita que uma vida sustentável faz parte de uma sociedade integrada, trazendo benefícios onde a presença do verde e da arborização urbana é cada vez mais deficiente. Ele lembra que o papel das árvores vai além das sombras, mas também outras melhorias ao bem-estar e a saúde das pessoas, como a redução da poluição. Além disso, ele explica que é necessário pensar no viveiro, inventário arbóreo, parques, áreas verdes e fundos de vale.

Entre os participantes da mesa de debates estão o Promotor de Justiça, Amilcar Araújo Carneiro Junior, o diretor-presidente do Imam (Instituto de Meio Ambiente), Fábio Luis da Silva, e o representante do Nurb/UFGD (Núcleo de Boas Práticas Urbanas), Mário César Tompes. Para lembrar, como propositor do evento, Ishy também é membro da Comissão de Meio Ambiente.

A Audiência será nesta quarta-feira (04), às 14h, no Auditório do Bloco 10 da Unigran, inserida na programação da XVII Semana do Meio Ambiente e XX Eco Dourados. "Faço o convite a todos (as), pois apenas com a participação social e um amplo debate podemos construir alternativas para o nosso município", finaliza.

Elias Ishy quer discutir o plano de arborização para Dourados / Foto: Eder Gonçalves