Audiência trata da implementação da Libras na educação de Dourados
30/07/2019 09:48

30/07/2019 09h38 - Por: Assessoria

A Audiência Pública com o tema "Libras Para Tod@S" será realizada no dia 02 de agosto, às 18h30, na Câmara de Dourados. O objetivo deste evento é debater junto a sociedade a implementação da Libras, de modo gradativo, nas escolas e Centros de Educação Infantil de Dourados. O primeiro passo já foi dado, segundo a organização, sendo o município pioneiro em contemplar a educação infantil com o ensino dessa língua.

Como palestrantes, a mestra em linguística e professora da UFMS/CG, Shirley Vilhalva, a mestra em desenvolvimento local e professora coordenadora da SEMED/Dourados, Claudia Marinho Carneiro Noda e a mestra em educação e coordenadora do curso letras/libras da UFGD, Ana Paula Oliveira e Fernandes. A proposição do mandato do vereador Elias Ishy (PT), que também é presidente da Comissão de Educação.

A Língua Brasileira de Sinais – Libras - passou a ser reconhecida a partir de 2002, em conformidade com a Lei Federal nº 10.436 e, logo depois, com o decreto de nº 5626, de 2005. Esses documentos instituem a comunicação e a expressão da comunidade surda do país, garantindo a diferença cultural e linguística da pessoa surda em uma perspectiva socioantropológica.

Conforme o último censo demográfico realizado em 2010 pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 344.206 pessoas se declararam não ouvir de modo algum no Brasil. Dessas, 219 residem em Dourados - MS. A libras é considerado um meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade, além de contribuir para a valorização e reconhecimento da cultura surda.

Ressaltam-se para conhecimento da comunidade algumas questões norteadoras deste debate: a inclusão d@ professor@ de libras no quadro do magistério nos sistemas de ensino; a inclusão da Libras no currículo obrigatório da educação básica; a difusão da língua – libras; a importância da Libras nas interações entre pessoas em todas as faixas etárias.

"Um ato considerado de extrema importância para avançarmos com a implementação do currículo de referência de Mato Grosso do Sul proposto pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC/MS, na constante busca pela igualdade, diversidade, equidade para o reconhecimento das identidades linguísticas, culturais e étnicas em nossas escolas", finaliza o documento norteador da atividade.

A audiência é de proposição de Elias Ishy (Foto: Assessoria)