Audiência sobre “Racismo Institucional” será nesta terça-feira, dia 28
28/11/2017 08:34

28/11/2017 08h32 - Por: Assessoria

Será realizada nesta terça-feira (28), às 19h, na Câmara de Dourados, uma Audiência Pública que debaterá o "Racismo Institucional". Segundo o propositor do evento, o vereador Elias Ishy (PT), essa situação precisa ser enfrentada, ainda mais diante dos números alarmantes relacionados ao tema.

Ele lembra que mais da metade da população brasileira é negra, além de ser a maior parte dos encarcerados no Brasil. "A ONU apontou que um jovem negro morre a cada 23 minutos no país. Não podemos agir como se esse dado fosse inexpressivo. Precisamos debater e denunciar os preconceitos", afirma o parlamentar.

Ishy explica que, historicamente, o país é ultrapassado. Foi o último a abolir a escravidão, completando 130 anos desse marco em 2018. "Também temos pouca representatividade no judiciário, no legislativo e, principalmente, no executivo. Temos que refletir sobre isso e buscar estratégias políticas", diz o vereador.

O evento contará com a palestra da doutora em linguística e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Do Sul (IFMS), Elizete Souza Bernardes, do doutor em sociologia e professor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Marcelo da Silveira Campos, bem como ainda o doutor em história e também professor da UFGD, Mario Teixeira de Sá Junior.

O evento conta com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), do Coletivo de Mulheres Negras de MS Raimunda Luiza de Brito, da Anistia Internacional, do Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul (IFMS), do Ilê Axé Angola Megemulebaonã de Dourados e do Instituto Cultural Malungo Capoeira.

ServiçoA Audiência Pública acontece nesta terça-feira (28), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Dourados, localizado na Avenida Marcelino Pires, 3495. Informações pelo telefone (67) 3410-0100.

A Audiência Pública acontece nesta terça-feira (28), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Dourados (Foto: Thiago Morais )