Audiência Pública vai discutir situação das bibliotecas municipais
15/05/2017 07:51

A Câmara Municipal realiza na próxima quinta-feira (18), a partir das 19h, uma audiência pública para discutir a situação das bibliotecas públicas municipais e escolares de Dourados. Proposta pelo vereador Cirilo Ramão (PMDB), 2º Secretário da Mesa Diretora, a reunião pretende discutir o modelo de biblioteca pública capaz de incentivar o gosto pela leitura.

O vereador afirmou que decidiu levantar essa bandeira depois de constatar o abandono dos dois únicos espaços públicos municipais dessa natureza, a biblioteca "Prefeito Vicente de Carvalho", localizada na Praça Mário Correa, em frente ao Hospital Evangélico, que está fechado há dois anos para reforma, e a biblioteca Chester Bonfim, instalada na Praça do Cinquentenário, que está com ventiladores quebrados, acervo defasado, entre outros problemas.

A biblioteca instalada na Praça da Juventude padece do mesmo problema da maioria das bibliotecas, inclusive as escolares da Rede Municipal. A defasagem do acervo e a falta de conexão com internet, segundo Cirilo, são "inadmissíveis", se for levado em conta que essa nova modalidade de comunicação faz parte do dia-a-dia das pessoas como instrumento de pesquisa, leitura e informação.

Para Cirilo, o caso da biblioteca da Praça Mário Correia é emblemático. "Fico triste toda vez que passo por ali ou encontro com alguém que frequentava aquela biblioteca. As pessoas questionam o fechamento do lugar. O pretexto de reforma já não cabe mais, porque faz dois anos que o espaço foi desativado e seu acervo está todo comprometido", lamentou. Ele ainda questionou a falta de um bibliotecário na estrutura da secretaria municipal de Educação e também sobre a elaboração do Plano Municipal de Livro e Leitura, condição para o município receber aporte de recursos federais para aplicar em estrutura e acervo das bibliotecas.

De acordo com o vereador, uma cidade como Dourados, no perfil de cidade educadora, deveria tratar esses assuntos com mais seriedade. "Por isso, estou convidando o deputado Renato Câmara (PMDB) para a audiência e através dele pretendemos mobilizar a bancada federal em busca de recursos de emendas parlamentares, para que obtenhamos recursos para a construção de uma nova biblioteca municipal, a altura da nossa cidade e que seja uma referência para a pesquisa e o conhecimento, além da leitura", afirmou.

Para a audiência pública de quinta-feira, foi convidada a coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Ministério, Virginia Esteves, que também será a palestrando principal. Também já confirmaram participação, a secretária municipal de Educação, Denize Portolann, e a secretária da Fetems (Federação de Professores do Estado), Deumeires Morais, além de representantes da Coordenadoria Regional de Ensino do Governo do Estado em Dourados e da ADL (Academia Douradense de Letras).



Texto/Fonte:

Informativo da Câmara

Cadastre seu e-mail para receber novidades da Câmara Municipal de Dourados.