Audiência Pública sobre bibliotecas lota Câmara de Dourados
22/05/2017 07:21

As bibliotecas, que as pessoas frequentam ou trabalham, já não contemplam as necessidades nem dos usuários nem dos servidores seja do ponto de vista físico, tecnológico ou ideológico. Para reverter o quadro de baixa frequência às bibliotecas -um grave problema se levado em conta o papel desses equipamentos públicos na efetivação da cidadania, é necessário oferecer nestes espaços uma multiplicidade de serviços que extrapolem o empréstimo de material bibliográfico.

A avaliação foi feita pela Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura, Virginia Bravo, durante audiência realizada na quinta-feira (18) na Câmara Dourados.

A audiência, proposta e coordenada pelo vereador Cirilo Ramão (PMDB), teve como tema "Vamos discutir a biblioteca pública que queremos", lotou o plenário da Câmara de Dourados com estudantes, técnicos em biblioteca, coordenadores de escolas, bibliotecários, professores e vereadores. Teve como resultados práticos o compromisso da secretária municipal de Educação, Denize Portolann, de discutir com a prefeita Délia Razuk (PR) a possibilidade de construção de uma nova biblioteca municipal e o compromisso do deputado estadual Renato Câmara (PMDB) em dar seguimento às conversações já iniciadas com os senadores Waldemir Moka (PMDB) e Simone Tebet (PMDB) a destinação de recursos, através de emendas parlamentares, para a edificação.

Outro tema amplamente discutido pelos participantes da audiência foi à necessidade de que seja revisto o sistema de gestão das bibliotecas municipais. A própria representante do Ministério da Cultura afirmou achar "inédito" que as bibliotecas municipais sejam vinculadas à secretaria municipal de Educação.

Das discussões sobre o assunto resultou a decisão que o vereador Cirilo Ramão enviará um documento à secretaria de Governo da Prefeitura solicitando que seja feita a gestão compartilhada das bibliotecas pelas Secretarias de Educação e de Cultura. "É no Ministério da Cultura que estão os recursos para estruturação, compra de acervos e outras políticas públicas voltadas às bibliotecas e literatura", ponderou o vereador, acrescentando que os projetos para obtenção desses recursos precisam ser protocolados necessariamente pelas secretarias municipais de Cultura.

Cirilo também vai encaminhar outra decisão da audiência: a de que sejam convocados os bibliotecários previstos no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações).

A audiência foi realizada na quinta-feira (18) no plenário da Câmara -Foto: Divulgação