Audiência pública nesta terça na Câmara de Dourados debate sobre a doação de órgãos
Psicóloga do HV, Silviane Krokosz, com a vereadora Liandra, reforçou convite para audiência pública, durante a sessão da Câmara
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
27/09/2022 10:52

No ‘Dia Nacional de Doação de Órgãos’, comemorado hoje (27 de setembro), a Câmara de Dourados realiza, às 19 horas, audiência pública para debater sobre o tema e esclarecer a população com relação a importância de ser um doador de órgãos e tecidos. O evento é uma propositura da Comissão de Saúde do Legislativo, composta pelos vereadores Liandra da Saúde (presidente), Olavo Sul (vice-presidente) e Jânio Miguel (membro).

Em Dourados, o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos para Transplantes foi instituído por meio da Lei Municipal nº 4722, de autoria do vereador Olavo Sul.

Durante a audiência serão proferidas duas palestras, conduzidas pela coordenadora da Central Estadual de Transplantes de MS, Claire Carmen Miozzo e outra pela diretora do Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande, Cristiane Santos Bernardes.

Também fazem parte da composição da mesa o coordenador do serviço de Hemodiálise e Transplante do Hospital Cassems, Antônio Pedro Lucas Bittencourt, o diretor clínico do Hospital da Vida, José Raul Espinosa, as enfermeiras Clarine Fortunatti e Jaquelin Foppa e a membra da Comissão da Solidariedade na Comissão de Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa da OAB/Dourados, a advogada Helena Izidoro de Souza (mãe de doadora).

De acordo com o último relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, divulgado no início de agosto, a taxa de doares efetivos caiu em 13%. Isto significa que até o ano passado para efetivar uma doação era necessário entrevistar três famílias para uma aceitasse.

Hoje o cenário atual é ainda menor, sendo que para efetivar uma doação é preciso entrevistar quatro famílias para que uma aceite a doação, ou seja, o índice de recusa aumentou.

Em Dourados, as captações de órgãos tem como referência o Hospital da Vida, realizada pela equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes na Sala OPO. Também pode ser realizada no Hospital Mackenzie e no Hospital Universitário, porém em uma taxa bem menor de procedimentos.

A audiência pública acontece nesta terça-feira, às 19 horas, no ‘Plenário Weimar Torres’. O evento encerra a programação alusivas ao Setembro Verde, promovido pela CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) em parceria com a Câmara Municipal de Dourados.