Após receber abaixo-assinado, Lia reforça necessidade de médico na região do “Harrisson de Figueiredo”
Lia Nogueira defende urgente contratação de médico para atender moradores da região sul
12/11/2021 12:32

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, na segunda-feira (8), a vereadora Lia Nogueira (PP) reforçou junto a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a necessidade de médicos para atender à comunidade do Residencial Harrisson de Figueiredo e bairros do entorno. A parlamentar apresentou novo requerimento cobrando explicações do município sobre a falta de profissional em saúde que garanta a cobertura aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) na região sul de Dourados.

A vereadora, que já tinha apresentado requerimento ao município cobrando explicações sobre a falta de médicos em diversas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Dourados, recebeu agora um abaixo-assinado feito por moradores do Harrisson de Figueiredo solicitando o apoio da parlamentar. O abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas reforça a necessidade com urgência de médico para atender aos pacientes daquela localidade

Em visita a comunidade do Harrisson de Figueiredo Lia Nogueira, acompanhada do presidente da Udam (União Douradense das Associações de Moradores), José Nunes, e do presidente do bairro, Aguinaldo Aguiar de Souza, foi informada sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores com a falta de médico. A unidade de saúde do Residencial Ildefonso Pedroso, que atende aos moradores também do Harrisson, Chácaras Cidelis, Dioclécio Artuzi I e II, Green Ville, entre outros bairros, está há meses sem médico. Lia Nogueira ouviu relatos de mães que têm crianças pequenas e que precisam recorrer a outras unidades de saúde mais distantes de casa, ou mesmo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico), em busca de atendimento médico. Segundo a vereadora, a situação é grave, preocupante e precisa ser resolvida o quanto antes, até porque, diz ela, “a saúde não pode esperar”.

Lia lembrou que este ano a Câmara Municipal de Dourados aprovou um projeto de lei de autoria do Executivo que prevê a contratação de médicos para atender nos postos de saúde do município. Segundo a parlamentar, o projeto foi aprovado pelo legislativo por unanimidade e com essa possibilidade o município precisa agilizar a contratação de médicos para atender nos postos de saúde dos bairros e distritos.

Para Lia Nogueira, é fundamental que as solicitações para a contratação de médico sejam atendidas com urgência pela prefeitura. Segundo ela, somente nesta região do Harrisson de Figueiredo são mais de cinco mil moradores que estão desassistidos devido à falta de atendimento médico para a comunidade.

Além da Associação de Moradores do Residencial Harrisson de Figueiredo, um abaixo-assinado foi feito também de forma independente por alguns grupos daquela região. A dona de casa Neideneia Pereira de Paula foi uma das que tomaram a frente do movimento. Segundo ela, toda comunidade tem direito a atendimento médico perto de suas casas e de forma digna.