Após pedido de "socorro" à Saúde feito por Lia, Governo de MS anuncia investimentos de R$ 60 milhões para Dourados
Vereadora Lia Nogueira comemora destinação de recursos para a Saúde de Dourados
31/03/2022 10:26

Depois de várias intervenções e solicitações feitas ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, de um "socorro" à Saúde de Dourados, que vive um dos momentos mais críticos da história, o Governo estadual assina nesta quinta-feira (31) um protocolo que autoriza repasse milionário à Saúde. Entre vários investimentos, estão a reforma completa da Unidade Básica de Saúde da Vila São Pedro, com obra orçada em R$ 445 mil. A UBS do Jardim Maracanã, região populosa de Dourados, também terá reforma completa. Serão investidos pouco mais de um milhão de reais na unidade, que tem 558,68 m2.

Os repasses milionários à segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul serão feitos depois das solicitações da vereadora Lia Nogueira (PP), no fim do ano passado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, quando ainda era integrante da Comissão de Saúde da Câmara de Dourados.

Por meio do ofício nº 185/2021, Lia pediu a revitalização de uma das unidades, "considerando que as UBS Seleta e Jardim Maracanã foram construídas há algum tempo e não vêm recebendo a manutenção necessária para garantir um espaço seguro e adequado para funcionários e pacientes, requeremos à Vossa Senhoria que seja realizada revitalização nas Unidades Básicas de Saúde indicadas, tendo em vista a extrema necessidade de reparos na estrutura física das unidades", pediu Lia Nogueira.

Já em fevereiro deste ano, em agenda na capital com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a vereadora solicitou a revitalização da UBS da Vila São Pedro, devido as condições de extrema precariedade do local, com deficiências estruturais, materiais e de serviço, que desencadeiam um ambiente insalubre e de péssima qualidade para atendimento ao público, entre vários problemas estruturais.

A vereadora constatou ainda falta de insumos, medicamentos e atendimento odontológico. "Além disso, foi constatado que no forro da UBS vive uma ninhada de urubus, que de demonstram precariedade do local, assustando os usuários do SUS e sujeitando os pacientes às péssimas condições sanitárias", afirmou a vereadora.