Após pedido de Rogério Yuri, canteiros da Avenida Guaicurus recebem intervenção
Vereador Rogerio Yuri pediu intervenções porque a via ficou ainda mais movimentada por conta de um novo supermercado atacadista
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
10/02/2022 17:18

O vereador Rogério Yuri (PSDB) teve atendido pedido realizado no fim do ano passado ao Governo do Estado, para um intervenção que tornasse mais seguro o tráfego pela Avenida Guaicurus, no entorno de um grande supermercado atacadista da região.

Por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos), os canteiros centrais da avenida, que antes tinham abertura para cruzamento e retorno de via, foram fechados. O vereador destacou que a mudança torna a travessia de pedestres e o trânsito de motoristas, motociclistas e ciclistas mais seguro.

“Nos horários de pico, atravessar os cruzamentos antes existentes causavam congestionamento e insegurança aos usuários da via. A situação se agravou com a inauguração do supermercado atacadista, pois o número de veículos no local mais que dobrou, oferecendo riscos de acidentes".

A Avenida Guaicurus é um dos principais acessos para região oeste da cidade, portanto, uma via rápida muito movimentada. Além de ser porta de entrada para diversos bairros, a avenida também é caminho para o Hospital Universitário, Aeroporto e Cidade Universitária. Dados da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) de Dourados, em 2021 foram registrados 10 acidentes na região.

"O objetivo da intervenção é disciplinar o trânsito no local. O canteiro central agora tem a finalidade de separar os dois sentidos da via. O local para retorno foi instalado mais à frente para garantir segurança nas manobras que o condutor precisar executar", destacou Rogerio Yuri.

Fabiano Pereira, empresário e proprietário de uma loja do ramo da construção civil, que fica localizada próxima da Guaicurus, destaca a importância da intervenção que foi realizada no trânsito do local.

"Para nós que trabalhamos nessa região e utilizamos diariamente a Guaicurus, essa mudança garante um trânsito mais seguro, diminuindo principalmente o número de acidentes e os transtornos por aqui".

Outra intervenção feita, neste caso não pela Agesul, mas sim pela Agetran, foi a instalação de sinalização horizontal e vertical. Foi colocada uma faixa de pedestres, para quem precisa de segurança para atravessar a via a pé. Além disso, nos próximos dias um quebra-molas será instalado no sentido centro-bairro, próximo à rotatória no cruzamento com a rua Dionísio Melgarejo.