Após empenho de Lia Nogueira, aparelhos de ar condicionado são reativados na UPA
Lia Nogueira denunciou situação e cobrou providências da prefeitura
25/02/2022 11:16

Os aparelhos de ar condicionado de vários setores da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em especial os da área vermelha - onde são atendidos os casos mais graves, foram consertados e reativados. Em nova vistoria à unidade de saúde, a vereadora Lia Nogueira (PP) foi informada que logo após as denúncias apresentadas pela parlamentar, os aparelhos passaram por manutenção e foram instalados.

Um dos setores que mais dependem deste sistema de climatização, seguindo os protocolos de saúde é o da área vermelha, uma espécie de UTI. Nesta ala da UPA são atendidos casos de urgência e emergência e com os aparelhos de ar condicionado quebrados, ou queimados, o atendimento em saúde ficava comprometido.

De acordo com Lia Nogueira, no dia 11 de fevereiro, durante uma de suas várias intervenções na busca por melhorias na saúde de Dourados, se deparou com uma situação degradante. A vereadora relata que constatou uma série de irregularidades que colocavam em risco a saúde e segurança, tanto de pacientes quanto dos funcionários da UPA.

Além de comprovar as irregularidades, Lia Nogueira usou a tribuna da Câmara Municipal de Dourados para expor o problema e cobrar soluções emergenciais por parte do município, através da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde), responsável pela administração da UPA e do Hospital da Vida. No dia em que a vereadora constatou o problema, a área vermelha estava sem nenhum aparelho de ar condicionado e com as portas escancaras. As janelas da então ala de casos graves de Covid da UPA, inclusive com pacientes intubados, também estavam abertas e só tinha uma tela de proteção.

Sem suportar o calor terrível do local, os servidores da UPA que cumpriam plantão nesta ala se revezavam para permanecerem o mínimo de tempo no local insalubre. Já os pacientes corriam sérios riscos de terem o quadro de saúde agravado pela falta de controle do ambiente que é imprescindível para manter a saúde do local.

Lia Nogueira afirmou que a reestruturação do sistema de climatização, principalmente na área vermelha da UPA, demonstra o trabalho que o vereador precisa desempenhar na melhoria das condições de vida da população.