Após denúncia de vereadora, Defensoria Pública abre investigação sobre falta de médicos na UPA
Vereadora Lia Nogueira busca solução para atendimento na UPA de Dourados
24/06/2021 13:02

Depois de diversas denúncias e requerimentos feitos pela vereadora Lia Nogueira (PP), cobrando da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) e da administração municipal sobre a falha na elaboração da escala de plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul resolveu abrir procedimento investigatório para apurar os motivos da falta de médicos na UPA. Segundo Lia Nogueira, a intervenção da Defensoria diante destas supostas falhas, demonstra o resultado do trabalho do vereador, que é o fiscal das ações do Poder Público.

Nos últimos finais de semana, a Unidade tem sido alvo de reclamações dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), pela ausência de médicos, e até mesmo uma morte teria sido registrada na UPA, supostamente em decorrência da falta de plantonista. Para justificar o procedimento já instaurado, o defensor Leonardo Ferreira Mendes relatou sobre o crescimento exponencial da pandemia em Mato Grosso do Sul, o que tem levado mais pacientes às unidades de Saúde, além de apontar o aumento no número de mortes no Estado em decorrência da Covid-19, como informaram alguns meios de comunicação de Dourados.

A Defensoria também apontou o fechamento da UPA por falta de médicos no dia 03 de maio e em datas próximas, situação noticiada por boa parte da imprensa local. O defensor informou ainda que em 15 de maio foi encaminhado ofício para a Prefeitura de Dourados, questionando sobre o fechamento da UPA em finais de semana por falta de médicos, quais as soluções adotadas para solucionar o problema, entre outros pontos levantados.

De acordo com Lia Nogueira, todos os questionamentos levantados pela Defensoria Pública só vêm reforçar as solicitações e pedidos de esclarecimentos feitos à Funsaud e à administração municipal, pela parlamentar e demais vereadores. “Como vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, temos um papel muito importante na fiscalização e acompanhamento dos serviços oferecidos pelo SUS aos pacientes de Dourados. A UPA vem de uma sequência de falhas na composição da escala de plantonistas com brechas que têm prejudicado o atendimento aqueles que precisam dos serviços em saúde pública. Com a intervenção agora também da Defensoria Pública, acreditamos que tais problemas e falhas serão sanados”, destacou a vereadora.