Alan Guedes sanciona lei de Sergio Nogueira que conscientiza o diagnóstico precoce da epilepsia
Ato de sanção da Lei nº Lei nº 4.623, de autoria do vereador Sergio Nogueira foi realizado no gabinete do prefeito Alan Guedes
26/05/2021 08:29

Em ato solene realizado na Prefeitura de Dourados nesta terça-feira, 25, o prefeito Alan Guedes (PP) sancionou a Lei nº 4.623, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PSDB), que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia. A Lei tem como objetivo abordar a importância do diagnóstico precoce da doença e, durante a semana em que estiver inserido o dia 26 de março, o município poderá desenvolver campanhas de visibilidade, conscientização e esclarecimentos sobre a epilepsia, doença neurológica que afeta aproximadamente três milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS.

“Este é um ato simbólico, o qual aproxima o Legislativo do Executivo. Um momento para discutirmos leis importantes que são criadas em nosso município, valorizando o trabalho dos vereadores que atuam em pautas pertinentes como essa”, destaca Alan Guedes.

Sergio Nogueira agradeceu a sensibilidade do Chefe do Executivo em sancionar a Lei. “Agradeço o prefeito Alan Guedes por valorizar o nosso trabalho, com isso nos aproximar da administração municipal. Sobre a epilepsia persistem muitos mitos e informações erradas que contribuem para fazer crescer o preconceito e estigma em relação aos pacientes. A conscientização favorece o diagnóstico precoce, bem como a identificação dos sinais, sintomas e maneiras de melhorar a qualidade de vida dos portadores”, ressalta.

A epilepsia é uma enfermidade que leva a uma alteração cerebral e sua característica mais comum é o surgimento de convulsões que terminam rapidamente. “É necessário que a sociedade seja conscientizada sobre a importância do diagnóstico, formas de tratamento, sintomas e consequências para os pacientes. Com esta campanha, queremos dar visibilidade a questão dessa doença, levando para o debate e mobilização os profissionais da saúde, da educação, as instituições da sociedade civil organizada e outras”, menciona

Em todo o mundo, no dia 26 de março é realizada a campanha ‘The Purple Day’, com a utilização de laços na cor roxa em prédios públicos para auxiliar na divulgação e conscientização sobre o tema. Com o projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado pelo Executivo, ficará instituído o 26 de março como o Dia Municipal de Conscientização sobre a Epilepsia e a importância do seu diagnóstico precoce, passando a ser incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município.