Alan Guedes destaca ampliação da obrigatoriedade do uso de máscaras e a isenção da Cosip durante a pandemia
Vereador Alan Guedes durante sessão ordinária remota nesta segunda, 11
12/05/2020 14:50

Na sessão ordinária virtual desta segunda-feira, 11, o presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (Progressistas), destacou em sua fala a ampliação da obrigatoriedade do uso de máscaras no município devido à declaração de estado de transmissão comunitária da Covid-19 (Coronavírus). O parlamentar ainda ressaltou a aprovação pela Casa, no mês de abril, da Lei Complementar do Poder Executivo que isenta famílias beneficiárias do pagamento da Cosip (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública), durante o período da pandemia.

O Poder Legislativo recebeu, durante a sessão on-line, o médico e porta-voz do Comitê de Gerenciamento de Crise do município, Frederico Oliveira Weissinger, que discorreu sobre o enfrentamento à transmissão comunitária da Covid-19. Na oportunidade, Alan Guedes enfatizou a importância de levantar o debate para as ações que estão sendo realizadas na cidade.

“Estamos em um momento delicado das contaminações. Precisamos nos esforçar para achatar ainda mais a transmissão comunitária, que já é uma realidade. Sabemos que o momento não é de desespero, mas sabemos da dificuldade adicional que a população douradense pode enfrentar, tendo a plena ciência de que somos referência para a macrorregião. Que possamos trabalhar para garantir a incolumidade da nossa rede hospitalar, para atender os douradenses e os membros da macrorregião”, comentou o vereador.

Para o presidente do Legislativo, este é um assunto “muito sensível”, que ainda abrange a regulação dos leitos da macrorregião e os procedimentos do transporte destes pacientes. “Reconheço o histórico de ações que o Comitê tem desempenhado, acredito eu, embasado na forma de tomar as melhores decisões, porque, infelizmente, não temos uma receita pronta. Temos minutado alguns projetos para ampliar a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade e nos colocamos à disposição no que pudermos para auxiliar neste momento”, garantiu.

O presidente ainda salientou a aprovação de Lei Complementar pela Casa que isenta famílias beneficiárias do pagamento da Cosip durante o período da pandemia. O Executivo definiu que, no período de 1º de abril a 30 de junho de 2020, deverá ser concedido desconto de 100% da parcela de consumo de energia elétrica até 220 kWh para o conjunto de consumidores residenciais classificados como de baixa renda.

“A isenção certamente contribuirá para diminuir o impacto social e econômico na vida dessas famílias. Em Dourados, são mais de 9 mil famílias cadastradas na Tarifa Social, segundo dados da concessionária dos serviços de energia elétrica. É importante frisar que essa medida contou com o apoio integral da Câmara Municipal de Dourados”, finalizou Alan Guedes.