Alan Guedes alerta para fim do prazo do cadastramento biométrico em Dourados
Alan Guedes durante cadastramento biométrico
Foto: Thiago Morais
13/03/2020 07:30

Durante sessão ordinária desta segunda-feira (9), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Dourados, Alan Guedes (DEM), usou a tribuna livre para fazer um alerta à população para a realização do cadastro biométrico. De acordo com o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) o prazo para o cadastramento é até o dia 27 de março.

No dia 6 de março, Alan Guedes foi ao Cartório Eleitoral de Dourados (18º Zona Eleitoral) para a realização da revisão biométrica, onde pode conversar com servidores sobre o cadastramento. Conforme informado, dos 163.439 mil eleitores de Dourados, 74% foram até o cartório, sendo que a meta é de, pelo menos, 80%.

No município, cerca de 37 mil pessoas ainda não compareceram à Zona Eleitoral para o cadastramento. “37 mil eleitores em uma cidade como Dourados podem decidir uma eleição majoritária, como a de prefeito”, comentou o vereador.

“Nós precisamos intensificar esta campanha, para que o cidadão não deixe de votar por falta da revisão biométrica”, completou Alan Guedes, pois, caso o eleitor não realize o cadastramento, o título será automaticamente cancelado. “Temos que nos cadastrar para que possamos exercer nosso direito e dever de voto e não soframos com uma crise de representatividade, dado ao baixo número de eleitores inscritos”, destacou.

Dourados

O Cartório Eleitoral de Dourados atende diariamente cerca de 900 pessoas, destas, 700 são para o cadastramento biométrico. A partir da próxima semana, estima-se que eles atendam, pelo menos, o dobro.

Devido ao período de cadastro da biometria, o Cartório Eleitoral, localizado na Rua Montese, n° 435, Jardim Londrina, atende a população de segunda a sexta, das 7h30 às 16h, e aos sábado das 8h às 13h. O agendamento on-line permanece até o dia 20 de março, após este período o atendimento será feito por ordem de chegada.

O prazo final para o cadastro da biometria é até o dia 27 de março. Após este período, os eleitores têm até o dia 6 de maio para fazer quaisquer movimentação no título eleitoral, como transferência e o 1º título.