Aguilera pede assistência para Tekoha Apyka’i
02/09/2014 05:32

Durante a sessão da Câmara de Dourados, realizada na semana passada, o vereador Aguilera de Souza (PSDC) apresentou indicação endereçada à secretária de Assistência Social Ledi Ferla, solicitando ajuda aos indígenas que estavam acampados próximo à BR-463

Durante a sessão da Câmara de Dourados, realizada na semana passada, o vereador Aguilera de Souza (PSDC) apresentou indicação endereçada à secretária de Assistência Social Ledi Ferla, solicitando ajuda aos indígenas que estavam acampados próximo à BR-463, local onde aconteceu o incêndio que deixou uma pessoa morta.

Aguilera explica que as famílias que estavam acampadas perderam seus pertences e agora, necessitam de assistência para retomar suas atividades.

O vereador relata que os índios estavam acampados em terra indígena denominado por eles como ‘Tekoha Apyka’i’ e, ele já havia alertado aos órgãos competentes sobre a precariedade das moradias e, inclusive, do material inflável utilizado para sustentar as habitações. “Os barracos eram feitos de lona e taquara, estruturas que queimam rápido. E essas famílias não possuem condições necessárias para viver de forma digna”, afirma Aguilera.

Aguilera revela ainda que, devido ao aumento sistemático da população na Reserva Indígena de Dourados, os índios buscam espaço em outras áreas e acampam em locais tradicionalmente ocupados por seus antepassados. “Por isso existem dezenas de acampamentos que abrigam milhares de indígenas das etnias Kaiowa, Guarani e Terena. São centenas de barracos e a situação de miséria é evidente. Precisamos lutar para mudar o rumo desta história, a cada dia mais difícil e triste”, conclui. (Assessoria Parlamentar)



Texto/Fonte: