Aguilera destaca prêmio recebido por liderança indígena
12/03/2015 07:42

Para o vereador, prêmio é um marco histórico para todos os indígenas de Dourados

Na segunda-feira (09), no plenário da Câmara Municipal de Dourados, durante sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a líder indígena Guarani-Kaiowa Priscila Maciel Duarte Lopes recebeu o Prêmio Mulher Cidadã - Marta Guarani, que foi eleita por uma comissão de avaliação composta por representantes de diversas entidades.

O Prêmio é conferido anualmente, durante sessão solene da Câmara de Dourados, especialmente convocada para esse fim, a realizar-se no Dia Internacional da Mulher.

Para o vereador e presidente da Comissão Indígena e Afrodescendente, Aguilera de Souza (PSDC), esse é um marco histórico para todos os indígenas que receberão esse prêmio. “No que se refere à comunidade indígena de Dourados, esse é um prêmio histórico porque mostra a luta que fizeram e fazem em prol da comunidade indígena”, afirma o vereador.

Priscila Maciel Duarte Lopes é agente comunitário de saúde, defende e acompanha a saúde indígena na comunidade Bororó, e se destaca também no compromisso em preservar a cultura indígena, por meio de rezas tradicionais, danças e da língua Guarani. Tem uma luta constante pelos direitos humanos e, principalmente, no combate à violência contra mulheres indígenas.

O Prêmio "Marta Guarani" foi instituído pela Câmara de Dourados por meio do Decreto Legislativo 397, de 1º de outubro de 2003, destinado a agraciar mulheres do município de Dourados que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher, questões do gênero e atuação de destaque no município.

Agente de saúde ma aldeia Bororó, Priscila Lopes recebeu o Prêmio Marta Guarani da Câmara na noite de segunda-feira (Foto- Thiago Morais)