Aguilera defende feriado municipal no Dia do Índio
27/04/2015 09:18

"Estou dialogando com os vereadores aqui na Câmara Municipal para que o dia do índio seja considerado feriado municipal".

Primeiro vereador índio eleito na história de Dourados, Aguilera de Souza (PSDC) defende que o dia 19 de abril, Dia do Índio, seja decretado feriado municipal. Ele fez a defesa durante as comemorações pela data, criada em 1943, por meio do Decreto Lei nº 5.540, do então presidente Getúlio Vargas.

“Estou dialogando com os vereadores aqui na Câmara Municipal para que o dia do índio seja considerado feriado municipal. O processo está sendo analisado no departamento jurídico”, revela Aguilera, completando que “seria um grande avanço se conseguíssemos esta lei para a nossa comunidade”.

“Em todas as reservas indígenas do Brasil se festeja, com vários eventos dedicados a valorização da cultura. Além disso, este dia comemorativo faz com que a sociedade reflita sobre os diferentes povos indígenas existentes no Brasil”, diz. “E na reserva indígena de Dourados esta data não é diferente, em vários locais, muitas famílias se reuniram com amigos para comemorar esta data tão especial”, observou Aguilera.

“Este dia deveria ser um feriado para todos os indígenas, em que a comunidade pudesse refletir sobre o futuro, o que podemos mudar? Quais os planos para aldeia? Quais as maiores dificuldades? Esses são alguns pontos, claro que existem outros, e também deveria até fazer uma grande assembléia para discutir isso nesse dia”, disse o vereador.

HISTÓRIA Aguilera diz que para entender a data é preciso voltar a 1940. Naquele ano foi realizado, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades dos países da América, vários líderes indígenas do continente foram convidados para participar das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Aguilera de Souza é o primeiro índio eleito vereador na história de Dourados (Assessoria)