A convite de Olavo Sul, Zélia Nolasco fala sobre ‘Mulher nas Atividades de Enfrentamento a Violência Doméstica’
Vereador Olavo Sul com a professora e presidente do MDB Mulher, Zélia Nolasco
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
25/08/2021 10:40

O vereador Olavo Sul (MDB) recebeu na semana passada a presidente do MDB Mulher, professora Zélia Nolasco, e a convidou para fazer uso do espaço Tribuna Livre, da Câmara Municipal, para falar sobre o tema ‘Mulher nas Atividades de Enfrentamento a Violências Doméstica’, o que ocorreu na sessão ordinária desta segunda-feira (23).

Em sua fala, Zélia Nolasco afirmou acreditar que a luta política transforma. Segundo ela, é muito importante mulheres ocuparem os espaços de decisão para, realmente, “fazer a diferença e transformar a realidade em que vivemos. Mas infelizmente, em alguns lugares, percebemos uma grande dificuldade para as mulheres acessarem às políticas públicas e terem a compreensão da garantia dos seus direitos”.

Para a professora, as políticas públicas para as mulheres precisam ser cada vez mais popularizadas, descentralizadas. “Ouvir mulheres que estão em todas as regiões, de forma didática e abordar os tipos de violência, que pode variar entre física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, uma vez que os dados de violência doméstica estão alarmantes e têm aumentado ainda mais”, pregou.

Durante a sessão, a Câmara distribuiu cartilhas exemplificando os tipos de relacionamentos abusivos e como quebrar esse ciclo.

Foi citado o projeto de Lei 3855/20, que instituiu o Agosto Lilás. Projeto esse que busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

“Precisamos enxergar o tema da violência contra as mulheres com a relevância e urgência que exige, porque afeta todo o ambiente da casa, as crianças, as relações do entorno e isso constrói a sociedade”, disse o vereador Olavo, completando que “a mulher precisa e deve participar da vida política como protagonista das suas reivindicações”.