2º “Autista Também Pode”: evento é proposto por Marcelo Mourão
Encontro nesta sexta (14) é uma das atividades do Abril Azul, mês de conscientização sobre autismo
Primeira edição, em 2022, foi marcada por conhecimento e descontração
Foto: Arquivo
11/04/2023 07:44

A segunda edição do encontro “Autista Também Pode” ocorrerá na Câmara Municipal de Dourados na sexta-feira desta semana (14), às 19h. A ação é proposta pelo vereador Marcelo Mourão (Pode) e visa conscientizar a sociedade sobre o transtorno do espectro autista (TEA). O Grupo Família Azul, que conta com 350 famílias participantes, estrutura a programação do encontro com ênfase em um debate voltado para reflexão e aceitação.

Pessoas com TEA e suas famílias, educadores e a comunidade em geral virão à Câmara para participar do evento, que contará com diversas atividades, dentre as quais já estão confirmados: debates, apresentação oficial do vídeo “Sou Autista Sim e Posso”, entrega de homenagens e a apresentação artística de Eduardo Balardin, de 18 anos, que é músico e compositor.

Para Roberta da Cunha Gonçalves Rodrigues, organizadora do Grupo Família Azul, a intenção da atividade é “mostrar que o ‘céu é o limite’” para quem vive com autismo. Ela destaca, ainda, que a sociedade e a classe política precisam se mobilizar para abordar esse contexto e ressalta que é relevante estar bastante atento quanto aos possíveis sinais do transtorno em um conhecido para buscar um diagnóstico e posterior correto acompanhamento.

“Só teremos melhor qualidade assistencial com a proximidade do Poder Público, face à realidade das famílias que hoje enfrentam os desafios desse transtorno. Vale frisar a importância do diagnóstico e do acompanhamento multidisciplinar precoces como primordiais para a qualidade de vida do indivíduo autista e de sua família. Não podemos deixar que o preconceito e o estigma marginalizem todo o potencial que esse público possui”. Rodrigues também pontua que a participação do vereador Marcelo Mourão, ao propor esse debate, tem “demonstrado o direcionamento do parlamentar em legislar para a criação de políticas públicas que garantam direitos”.

Na primeira edição do “Autista Também Pode”, em 2022, o encontro proposto pelo vereador do Podemos foi realizado sob um clima de bastante descontração, no Plenário Weimar Gonçalves Torres. Envolveu dezenas de pessoas com autismo e seus familiares, profissionais das áreas de saúde e educação, além de apoiadores de projetos ligados ao TEA. O Grupo Família Azul, que está na organização, tem este nome em referência à família e à cor adotada para simbolizar o TEA. Este mês, inclusive, é conhecido como Abril Azul, por ser o mês de conscientização sobre o autismo.